terça-feira, 1 de julho de 2014

Celulites, Vejam como elas chegam até você, e um belo Tratamento caseiro para que fiquem longe delas...

Genética, hábitos alimentares e disfunção hormonal favorecem o surgimento das indesejáveis A celulite é uma das principais queixas das mulheres nas clínicas de dermatologia estética. Caracterizada pelo aparecimento de de ondulações da pele, dando o aspecto de casca de laranja, a celulite é causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso. 

Os principais locais de aparecimento são glúteos, coxa, abdómen, nuca e braços. E as celulites podem se desenvolver por vários fatores, sendo o mais importante a influência genética. Os corpos mais curvilíneos e femininos são os que tem maior chance de aparecimento de celulite. Além do fator genético, os hormônios, a alimentação e a vida sedentária também contribuem para o desenvolvimento da celulite.

Graus da celulite 

A classificação da celulite e dado em graus, assim temos: 

Grau 0: Pele lisa ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar com os dedos, surgem as ondulações. 
Grau 1: Pele lisa ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações e também covinhas e depressões. 
Grau 2: Ondulações, rugosidades, depressões e covas espontaneamente se fica de pé, mas não deitada. 
Grau 3: Ondulações, rugosidades e covinhas estão presentes mesmo deitado. 
Grau 4: Todas as alterações associada com dor

Prevenção 

O melhor tratamento e prevenção deve se iniciar a partir da puberdade, principalmente em pessoas com maior tendência familiar. É importante ter uma dieta equilibrada, beber muito líquido , diminuir a ingestão de sal , tratar qualquer disfunção hormonal e, além disso, a pessoa deve também fazer exercícios físicos regulares e moderados de acordo com as suas possibilidade. 
A alimentação deve ser a mais saudável possível, não abusar de doces, refrigerantes, massas, ou seja, tudo que pode ajudar no aumento dos depósitos de gordura. Não existem alimentos culpados pela celulite, a culpa é das calorias que ingerimos. 

Nos homens a chance de ter celulite é menor devido a ausência de hormônios femininos que favorecem a retenção de líquido e a dificuldade de metabolização das células gordurosas. 

      Na alimentação:
  • A sua dieta alimentar deverá ser rica em fibras, fruta e verduras. Sempre que puder escolher, opte por alimentos integrais. As vantagens são óbvias: são ricos em fibras, ajudam a regular o intestino e diminuem a absorção de gorduras. As carnes brancas e o peixe devem substituir as carnes gordas.
  • Deverá reduzir ou evitar totalmente o consumo de gorduras: molhos, queijos gordos, bolachas com recheio, biscoitos de manteiga, gelados e chantilly. Esqueça os doces.
  • Deve evitar os refrigerantes (mesmo os light) e as bebidas alcoólicas. Pode “abusar” no consumo de água (1,5 a 2litros/dia) e de sumos naturais.


Na cozinha:
    • Reduza a quantidade de gordura que utiliza para cozinhar.
    • Para temperar os alimentos, evite o sal e aproveite a variedade de ervas aromáticas existente para dar um sabor diferente aos cozinhados. 

    No dia-a-dia:
    • Não use roupa apertada, nem muito justa, especialmente na cintura.
    • Não use meias ou botas apertadas, nem saltos muito altos
    • Quando a distância o permitir, esqueça os transportes e vá a pé. 
    • Evite o elevador.
    • Se puder, pratique natação ou ande de bicicleta.
    • Aproveite os fins-de-semana para passear.



Tratamento caseiro para celulite


O tratamento caseiro para celulite deve ser feito em caso de celulite grau 1 e grau 2 para tratar e eliminar a celulite e como complemento do tratamento para celulite grau 3 e grau 4 que geralmente é feito com técnicas estéticas como a lipocavitação ou a eletrolipólise, por exemplo.
Assim, o tratamento caseiro para celulite inclui:

Passo 1: Esfoliação

Fazer uma esfoliação da pele é o primeiro passo para tratar a celulite, pois ela remove as células mortas da pele e renova-a, preparando para os próximos passos.
Para fazer a esfoliação, basta aplicar um creme esfoliante ou fazer uma esfoliação caseira, através de movimentos circulares, lavando a pele a seguir.

Passo 2: Creme para celulite

O segundo passo inclui a aplicação de um creme anti-celulite. Depois de retirar as células mortas da pele com a esfoliação, o creme anti-celulite vai ser melhor absorvido pela pele.
Um bom exemplo de creme para celulite é o creme anti celulite Hight Definition Body Lift Cellulite Control, da Clarins, que pode ser encontrado em lojas de produtos cosméticos como a Sephora, por exemplo, assim como o Goodbye Celulite da Nivea.

Passo 3: Massagem

A massagem constitui o terceiro e último passo deste tratamento caseiro para celulite e pode ser feita com o massageador para celulite da Beurer, por exemplo. Basta aplicar o massageador na região do corpo com celulite, alterando-o de posição para abranger completamente a região.
A massagem irá estimular a circulação sanguínea da região, promovendo a absorção do creme e a eliminação da celulite e não deve ser superior a 15 minutos.
Este tratamento caseiro deve ser feito 3 vezes por semana para ser eficaz. Na celulite grau 1 e grau 2, este tratamento pode eliminar a celulite, porém na celulite grau 3 e grau 4 ele apenas é eficaz quando é utilizado juntamente com tratamentos estéticos.
Para acabar com a celulite, além deste tratamento caseiro, é importante seguir algumas recomendações como:



  • Tomar chás com efeito diurético para ajudar na eliminação de líquidos que em excesso podem causar celulite;


  • Tomar o chá de castanha-da-índia, pois ele possui propriedades anti-inflamatórias e vasoativas, colocando 1 colher de chá de folhas secas de castanha-da-índia em 1 xícara de água fervente, deixando descansar por cerca de 10 minutos e coando a seguir;
  • Em vez do chá de castanha-da-índia, ingerir 250 a 300 mg do extrato seco de castanha da índia, 1 ou 2 vezes ao dia, junto às refeições, pois contém uma maior concentração de escina, a substância que é eficaz no combate à celulite;
  • Investir numa alimentação saudável, evitando o consumo de alimentos industrializados, doces, com sal, frituras ou que contenham gordura ou açúcar em sua composição;
  • Beber bastante água, cerca de 2 a 3 litros por dia;
  • Praticar exercícios físicos como corrida, step, jump, esteira, ginástica rítmica, futebol e hidroterapia, por exemplo, no mínimo 3 vezes por semana e com duração de 1 hora aproximadamente.


Este estilo de vida saudável deve ser adotado por toda a vida, para ajudar no combate da celulite e para evitar o seu ressurgimento


Tratamentos 

Quando a celulite já existir, quanto maior o grau da celulite, mais difícil será o seu tratamento. Mas hoje existem vários métodos que podem ser utilizados para se tratar a celulite, entre eles podemos citar:

-Drenagem linfática: Melhora a circulação linfática, facilitando assim a retirado de edema e impurezas acumuladas.

- Carboxiterapia: Faz uma melhora da circulação sanguínea local, melhorando o edema e a qualidade local da pele.

- Accent XL: É Um aparelho de radio frequência que quebra as traves de fibrose local, e estimula a produção de colágeno.

- Vela Shape: Considerado o melhor aparelho da atualidade para o tratamento da celulite, age de três maneiras, faz uma leve sucção local, ao mesmo tempo em que combina a ação da radiofreqüência e do infravermelho. 

Livre da Celulite, (FELIZZZ) 

Sigam as dicas, espero que tenham gostado!
Beijos , Beijos 
  Atc. Gernilane Oliveira :)

1 comentários:

Unknown disse...

muito boa essas dicas! :)

Postar um comentário